segunda-feira, 4 de março de 2013

O narcotráfico venceu a "guerra às drogas"


Badiraguato é uma pequena cidade mexicana que tem sua população em torno de 7 mil pessoas. Porém, é uma cidade que para seu porte, é bastante rica, rodeada de mansões, edifícios reformados, dando a impressão de ser uma cidade próspera, contudo, esta cidade localizada no estado de Sinaloa, é um dos pontos estratégicos de produção de drogas do cartel comandado por Joaquín “El Chapo” Guzmán.

Há mais de um século, agricultores locais têm participado de atividades ilícitas como colher maconha e ópio nas montanhas que cercam a cidade de Badiraguato. Na década de 80, o cartel de Sinaloa já fazia desta pequena cidade um forte ponto de abastecimento ao feroz mercado de narcóticos norte americano, que apoiado em seu conceito de “guerra às drogas”, fez com que a questão virasse uma disputa bélica, gerando um grande derramamento de sangue, que se alastra até os dias de hoje.


Em 2006, quando o então presidente Felipe Calderón assumiu o poder, fora decidido por uma liberação de verba maior para reprimir os carteis, no entanto, as consequências desta guerra principalmente para os mexicanos não foi nada boa, já que estimativas apontam que cerca de 70 mil pessoas já foram mortas nesta violenta guerra contra as drogas.

Atualmente, a situação começa a ganhar novos contornos em relação à manutenção da guerra às drogas, até porque para muitos, o cartel de Sinaloa ganhou a guerra, tanto, que desde 2001, depois de sua espetacular fuga da penitenciária, “El Chapo” permanece foragido até hoje.

 A afirmação de que o cartel continua lucrando milhões em cima da proibição das drogas-que as fazem ganhar um preço elevado no mercado ilícito e acaba tendo alta lucratividade-é reconhecida por um agente de alto escalão no Drug Enforcement Administration (DEA), em uma entrevista à revista Forbes, quando disse categoricamente que se até o próximo ano “El Chapo” não for preso, ele com toda certeza estará muito mais forte e milonário, uma vez que o cartel de Sinaloa ganhou vários territórios para exercer suas atividades nas últimas décadas.

0 comments:

Postar um comentário

 
 

NÃO COMPRE, PLANTE!

 

Vamos curtir galera!

Follow maconha_dalata on Twitter

Esquadrilha da Fumaça

Visitas

 
Real Time Web Analytics