terça-feira, 20 de novembro de 2012

Semente de cânhamo é uma fonte saudável de alimentação


A Cannabis Sativa -famosa por ser a planta da maconha- é uma planta versátil, que é usada como matéria prima para uma larga e extensa lista de produtos comerciais, que variam de itens como roupas, sapatos, cosméticos, biocombustíveis e até mesmo como forma saudável de alimento, como é o caso do “Hemp Milk”, por exmeplo, que faz muito sucesso em alguns locais dos Estados Unidos e em países onde se permite o cultivo do cânhamo.

Esta variedade alimentícia se trata de um leite vegetal orgânico, normalmente aromatizado com sabor de nozes, e rico em aminoácidos e também em ômega 3 e 6 , que são ácidos graxos poliinsaturados essenciais na dieta do corpo humano, mas não são produzidos pelo mesmo.

Como dito, embora não sejam sintetizados pelo organismo, o ômega 3 e 6 são necessários, por exemplo, para a transmissão de impulsos nervosos, síntese de hemoglobina e divisão celular e podem ser encontrados não só no leite de cânhamo, mas também em diversas formas que se utilizem do óleo das sementes, que possuem uma concentração ideal de tais ácidos graxos para o nosso corpo humano.

“O que chama a atenção não é apenas a quantidade, mas sua proporção”, diz a nutricionista Samara Crancio, do Conselho Regional dos Nutricionistas de ES, MG e RJ.

O óleo do cânhamo apresenta uma razão de três partes de ômega 6 para uma de ômega 3 -dentro da ideal, entre 2:1 e 3:1, proposto por pesquisas, diz Crancio. “O mais próximo disso é o óleo de canola, mas o do cânhamo é melhor. Já uma razão muito elevada favoreceria o desenvolvimento de doenças alérgicas, cardiovasculares e inflamatórias.”

As proteínas da semente fazem dela uma boa opção vegetariana, segundo a nutricionista. “Poucos alimentos vegetais têm proteínas de alto valor biológico, e entre eles estão as sementes de soja e de cânhamo.”

Enquanto a soja é indicada especialmente para mulheres que entram na menopausa ou que precisam fazer reposição hormonal, por conta das isoflavonas -fitoesterol que “imita” o hormônio feminino estrogênio-, o cânhamo é bom para pacientes com deficiência de ácidos graxos essenciais, crianças e atletas, afirma Crancio.

0 comments:

Postar um comentário

 
 

NÃO COMPRE, PLANTE!

 

Vamos curtir galera!

Follow maconha_dalata on Twitter

Esquadrilha da Fumaça

Visitas

 
Real Time Web Analytics