sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Assessor do governo uruguaio revela a importância da descriminalização da maconha no país


Com a eminência da regulamentação da maconha no Uruguai, o assunto ganha mais proporções, extrapolando os limites do pequeno país da América do Sul. Ontem, foi a vez de um ativista que foi preso por cultivar maconha e hoje é assessor do governo, Juan Vaz, mostrar as contradições da atual legislação uruguaia, lembrando que apesar do ato de fumar maconha em seu país não seja ilegal, os consumidores de Cannabis ainda continuam a recorrer ao mercado negro, uma vez que a lei proíbe o plantio caseiro de maconha.

A proposta do governo uruguaio pretende que se crie um Instituto Nacional de Cannabis, que teria como função controlar e fiscalizar empresas credenciadas para que as mesmas produzam maconha para uso recreativo, medicinal e industrial, que serão distribuídos mediante a um cadastro estritamente para cidadãos uruguaios.

A posse de maconha para uso pessoal, como supracitado, nunca foi criminalizada no Uruguai, sendo que uma lei do país autorga o direito a um juiz de decidir se a maconha encontrada com um suspeito é para uso pessoal – configurando assim uma prática legal – ou para fins de tráfico – configurando portanto uma atitude ilegal .

"O problema é que o (a lei atual) permite o consumo e a posse, contudo ainda não nos da uma alternativa legal de se conseguir a substância”, afirma Vaz.

"Eu tinha 40 anos quando fui para a prisão. Lá dentro vi violência, brigas de gangues, tudo do pior que se possa imaginar.  Sou um jovem que poderia ter se tornado um criminoso. A proibição gera criminosos, " conclui Vaz.

O Uruguai aponta como o país mais vanguardista da América Latina e também um dos mais seguros, contudo, diante do crescimento do narcotráfico e as crescentes apreensões de cocaína, o governo vem tomando medidas para melhorar a segurança pública. 

0 comments:

Postar um comentário

 
 

NÃO COMPRE, PLANTE!

 

Vamos curtir galera!

Follow maconha_dalata on Twitter

Esquadrilha da Fumaça

Visitas

 
Real Time Web Analytics