quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Mulher planta maconha para sustentar os filhos e netos na Suazilândia


Depois que suas mães morreram, Khathazile pegou os 11 netos órfãos para criar, sem hesitação. A avó,  mora  num país onde existe um alto índice de infecção pelo HIV no mundo e deixa a cada dia uma grande quantidade de criança órfãos.

"Deus nos ajude",disse ela, sobre a situação do seu minúsculo país.

Contudo, Khathazile tem uma outra opção para o caso de a intervenção divina falhar: Swazi Gold (Ouro Suazi), uma potente e valiosa variedade de maconha bastante procurada no próspero mercado da vizinha África do Sul. Numa área no interior da floresta, no topo de uma montanha distante nesse árido canto da minúscula Suazilândia, Khathazile cultiva Swazi Gold para alimentar, vestir e mandar os netos para a escola, ou seja, a maconha é o sustento da família.

“Sem a erva nós estaríamos famintos”, diz Khathazile, que pediu que apenas o seu nome do meio fosse utilizado.

Khathazile é uma dos milhares de trabalhadores que, a duras penas, conseguem levar a - magra - vida das áreas rurais deste pequeno reino do sul da África plantando maconha.

Khathazile não se considera parte de uma vasta cadeia global de cultivo de drogas que inclua fazendeiros de papoula no Afeganistão e plantadores de coca na América Latina. Ela apenas tem netos de que cuidar e diz que começou a plantar quando as tentativas com outras culturas falharam.

“Se você plantar milho ou repolho,os babuínos roubam”, afirma a mulher.

A Suazilândia é oficialmente um país de renda média. Mas a pobreza profunda continua a ser uma regra aqui nas áreas rurais ao redor de Piggs Peak, uma empoeirada cidade no Noroeste montanhoso do país. Pouca coisa cresce neste solo rochoso, e empregos são difíceis de encontrar. Muitos jovens fogem para as duas cidades grandes do país, Mbabane e Manzini, ou para a África do Sul, em busca de trabalho.

1 comments:

Maires disse...

Agora me diz! Pode proibir a mulher de sustentar os netos? Vão prende-la por trafico quando a única coisa que ele quer é que os netos estudem e não passem fome? O mundo precisa mudar!

Postar um comentário

 
 

NÃO COMPRE, PLANTE!

 

Vamos curtir galera!

Follow maconha_dalata on Twitter

Esquadrilha da Fumaça

Visitas

 
Real Time Web Analytics