quinta-feira, 12 de julho de 2012

Denúncias indicam que narcotráfico ajudou a fraudar eleições mexicanas


Após dias de protestos por conta do resultado da eleição presidencial, o México vive momentos de incerteza. De um lado, fontes oficiais como o IFE (Instituto Federal Eleitoral), o presidente Felipe Calderón e os principais meios de comunicação declaram a vitória de Enrique Peña Nieto, candidato do PRI (Partido Revolucionário Institucional). A conquista foi reconhecida pouco a pouco por chefes de Estado como Barack Obama, Dilma Rousseff, Raúl Castro e Hugo Chávez. De outro, continuam as manifestações e surgem cada vez mais provas de que houve um monumental esquema de corrupção e compra de votos.

Diante das suspeitas em torno do PRI, acusado pelo candidato progressista Andrés Manuel López Obrador de ter comprado mais de cinco milhões de votos, começaram a surgir depoimentos da participação de carteis do narcotráfico na eleição.

De acordo com o político governista, foram documentadas dezenas de ações de pistoleiros em Chihuahua, Durango e Sinaloa em favor do PRI durante as eleições.

O lema ficou claro para o crime organizado na região, onde é produzida 80% da maconha e da papoula do México: “votar e fazer votar pelo PRI”. Lá nasceram os grandes chefes do narcotráfico e os mafiosos de hoje, como Joaquín “el Chapo” Guzmán Loera, do cartel de Sinaloa. Também Vicente Carrillo Fuentes, líder do cartel de Juárez e a família Arellano Félix de Tijuana, assim como Osiel Cárdenas, do cartel do Golfo.

Nessa região totalmente controlada pelo narcotráfico, os cartéis se mobilizaram em favor do PRI. Unidos como nunca, firmaram acordos com o cartel de Sinaloa, o de Juárez, o dos Beltrán Leyva e até o Los Zetas.
Ainda segundo Vázquez Robles, os pistoleiros ameaçaram atear fogo às casas de centenas de famílias de Chihuahua que não votassem no PRI. Em Durango, ameaçaram de morte representantes de outros partidos. Em Sinaloa, homens encapuzados e armados instalaram placas nas rodovias. Para os que se aproximavam diziam: “Só os do PRI e os do IFE passam, ninguém mais”.

0 comments:

Postar um comentário

 
 

NÃO COMPRE, PLANTE!

 

Vamos curtir galera!

Follow maconha_dalata on Twitter

Esquadrilha da Fumaça

Visitas

 
Real Time Web Analytics