terça-feira, 17 de abril de 2012

"Semana do Baseado" promovido por estudantes da USP ganha repercussão na grande mídia


Estudantes de diversos cursos da Universidade de São Paulo (USP) participam, entre esta segunda e a sexta-feira, da Semana da Barba, Bigode e Baseado, que acontece na cidade universitária, na zona oeste da capital paulista, como noticiado anteriormente pelo Blog Maconha da Lata. O objetivo do evento, organizado pela Frente Uspiana de Mobilização Antiproibicionista (Fuma), é debater o impacto da criminalização das drogas ilícitas sobre a violência urbana, a liberdade do indivíduo sobre o próprio corpo, além da marginalização das minorias, como travestis e transexuais.

Mas, apesar de um dos temas centrais da semana ser a descriminalização da maconha - haverá, inclusive, uma "noite do fumo lícito" nesta terça-feira, com cigarros de orégano -, os estudantes negam apologia à droga e, na entrada da sala que concentra a maior parte das atividades, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), pedem aos participantes que não levem substâncias ilícitas.

"Estamos propondo um debate sobre o uso das drogas, sobre a marginalização dos drogados, sobre a liberdade sobre o corpo. Mas sabemos que (maconha) é ilegal. Então é um convite ao debate. É uma apologia ao debate, não ao uso das drogas", disse uma estudante do curso de Letras.
A repercussão da semana, que atraiu atenção da mídia após ser divulgada por meio das redes sociais (como Facebook), causou "surpresa" aos participantes, que ressaltam que a USP é palco de debates como esse rotineiramente.

"O assunto é polêmico por si só, mas a ideia é promover um debate sem preconceitos, e a universidade é um espaço para isso", disse uma estudante do 4º ano do curso de Ciências Sociais, que preferiu não revelar seu nome. "É o tema do momento. Não estamos só discutindo a questão das drogas, mas a liberdade de fazer o que bem quiser com o corpo, como o STF (Supremo Tribunal Federal) fez, na semana passada, ao autorizar o aborto (em casos de bebês com anencefalia)", completou outra aluna de Ciências Sociais.

0 comments:

Postar um comentário

 
 

NÃO COMPRE, PLANTE!

 

Vamos curtir galera!

Follow maconha_dalata on Twitter

Esquadrilha da Fumaça

Visitas

 
Real Time Web Analytics