terça-feira, 27 de março de 2012

Confira 8 interessantes livros que falam sobre a MACONHA


A Cannabis sativa (maconha) é uma planta usada no mundo todo a milhares de anos e somente foi proibida no Brasil em 1932. De lá para cá, as culturas em torno do seu uso foram criminalizadas e marginalizadas, seguindo uma espécie de introduzidas e ditadas pelos norte-americanos, que faziam campanha para a proibição da Cannabis.

Hoje, com os meios de comunicação recebendo grandes “injeções” de tecnologia, criou-se um enorme 
Ciberespaço no qual nós navegamos e trocamos informações em tempo real. Com esta perspectiva, valorizando a informação, o conceito antiquado , errôneo e mentiroso do que se fala sobre a Maconha começa a ser desmascarada.

Como sabemos que a informação de qualidade é a única capaz de fazer realmente uma grande mudança em nossa sociedade, resolvemos fazer uma lista com 8 interessantes livros sobre o tema Maconha.

O Grande Livro da Cannabis-Rowan Robinson

Neste guia ricamente ilustrado e abrangente, o autor revela a história oculta do cânhamo. Presença importante na economia mundial desde suas origens, somente no século 20 a cannabis, ou cânhamo, foi posta fora da lei. Mas ela está de volta: invadiu o mercado com uma gama de produtos, desde jeans e tênis até papel, tábuas compensadas e material isolante. Além disso, com nova tecnologia é possível fabricar com cânhamo tudo o que hoje sabemos fazer com petróleo -inclusive tinta e plástico.
Recorrendo a estudos contemporâneos, bem como à sabedoria antiga, traz uma ampla análise dos usos nutricionais e medicinais do cânhamo e de seu surpreendente potencial para resolver alguns dos problemas ambientais mais preocupantes, como a erosão, a contaminação do solo e o desmatamento.

Hemp: O uso Medicinal e Nutricional da Maconha-Cris Conrad

O livro "Hemp: O Uso Medicinal e Nutricional da Maconha" discute as aplicações médicas da cannabis sativa nas disciplinas alopáticas, herbais, homeopáticas e ayurvédicas, e pretende ser um manual útil tanto para o paciente quanto para o profissional de saúde.
Chris Conrad, autor do livro, chama atenção para o fato de que a maconha é usada para tratar sintomas e não é a cura direta das doenças., ressaltando que nenhum remédio é perfeitamente seguro para todas as pessoas em todas as situações e, doses e efeitos colaterais variam de acordo com o peso do corpo, o metabolismo e outras circunstâncias.

No entanto, ao mesmo tempo em que tece alertas, Conrad mostra o espaço existente para as drogas à base de cânhamo no receituário médico moderno. O autor mostra que estudos científicos e pesquisas verificaram o mérito da erva no tratamento de enxaquecas e na redução da pressão intra-ocular, diminuindo a formação de glaucoma, por exemplo. Ele também cita casos de empresas que já demonstraram o valor da cannabis como estimulante alimentar, podendo ser utilizada no tratamento da síndrome de desgaste associada à Aids, à anorexia e ao câncer, e no controle de náuseas e vômitos, passando a ser usada para compensar os efeitos debilitantes da quimioterapia a que são submetidos os que sofrem de câncer e de Aids.

A Maconha Está Bêbada e Outras Crônicas- Marcio Paschoal

"A Maconha Está Bêbada e Outras Crônicas" é uma coletânea de crônicas de Márcio Paschoal publicadas no "Jornal do Brasil", "Jornal das Gravadoras", nos sites "Crônicas Cariocas", "Alô Música", entre outros. Em um texto leve o autor fala com liberdade e muito bom-humor de temas controversos como sexo, família, religião, música e maconha.

As Aventuras do Capitão Presença- Arnaldo Branco

Criado pelo quadrinista carioca Arnaldo Branco,o personagem é uma paródia das HQs de super-heróis,carregado da malandragem carioca. O livro reúne histórias publicadas na revista "Tarja Preta" e outras aventuras inéditas.

A Maconha- Fernando Gabeira

De forma sintética e dinâmica, Fernando Gabeira explica no livro o que é a maconha, quais são os prós e contras de seu uso e procura entender os motivos pelos quais se ataca ou se defende a droga.
Em linhas gerais, o livro responde às perguntas mais frequentes recolhidas por Gabeira nos debates que participou em torno da elaboração da política nacional de drogas. "As pessoas querem saber, por exemplo, se a maconha é uma escada para outras drogas, se provoca dependência física e psíquica, se causa perda de neurônios e da memória, e se tem poder medicinal", diz Gabeira.

Cannabis Medicinal: Introdução ao Cultivo Indoor – Sérgio Vidal

O livro foi escrito para atender uma lacuna existente na literatura brasileira a respeito da planta Cannabis sativa. Cannabis Medicinal – Introdução ao Cultivo Indoor é o primeiro livro em português a respeito do tema e é fruto de uma extensa pesquisa de revisão bibliográfica. Osmose, transpiração, respiração, pH, dióxido de carbono, condutividade elétrica, fotosíntese, clonagem, floração e lumens, são apenas alguns exemplos dos temas discutidos na obra. A atual Lei 11.343/2006, Lei sobre drogas, prevê que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA – pode emitir uma autorização especial para que estabelecimentos possam cultivar e preparar a Cannabis, desde que exclusivamente para fins medicinais e/ou de pesquisa científica. O livro trata sobre esses e diversos outros assuntos do interesse de pessoas que trabalhem em estabelecimentos autorizados legalmente a cultivar cannabis, ou de pesquisadores ou leigos no assunto.

Maconha: Mitos e Fatos – Lynn Zimmer e John P. Morgan

Uma importante fonte de informações para disseminação dos verdadeiros problemas relativos a maconha ganhou sua edição em português. O livro "Maconha: Mitos e Fatos" (Marijuana Myths Marijuana Facts) reúne 20 mitos relativos ao consumo de maconha seguidos de uma desmitificação baseados em constatações científicas modernas. A edição brasileira, que foi traduzida pela Psicotropicus, foi lançada na última terça-feira em evento no Rio Janeiro.

O Fim da Guerra: A Maconha e a Criação de um Novo Sistema para Lidar com as Drogas -Denis Russo Burgierman

No livro "O Fim da Guerra: A Maconha e a Criação de um Novo Sistema para Lidar com as Drogas" (Leya, 2011), o jornalista Denis Russo Burgierman põe uma mochila nas costas e transita por vários países do mundo para descobrir como cada um deles lida com o problema da maconha e outras drogas. O objetivo do autor é apresentar modelos eficazes que possam substituir o sistema brasileiro, baseado quase que unicamente na forte repressão policial.

0 comments:

Postar um comentário

 
 

NÃO COMPRE, PLANTE!

 

Vamos curtir galera!

Follow maconha_dalata on Twitter

Esquadrilha da Fumaça

Visitas

 
Real Time Web Analytics